Rua Dr.Carlos Signoreli, 2540 - Vila Industrial Franca/SP - CEP: 14403-367

Notícias

O papel do contador e os efeitos do Coronavírus nas empresas

Contadores seguem na linha de frente e se dedicam à saúde financeira de grandes, médios e pequenos empresários
17/04/2020
O papel do contador e os efeitos do Coronavírus nas empresas

NOTA OFICIAL

Em meio à pandemia global de Coronavírus que desafia autoridades públicas, profissionais de saúde, pesquisadores e cientistas em uma corrida contra o tempo para buscar as melhores respostas para o tratamento da Covid 19, não só profissionais de saúde e outras atividades essenciais permanecem na linha de frente. Contadores também trabalham incansavelmente, mas com o foco na saúde financeira das empresas, que sofrem, em diferentes graus, os impactos em seus demonstrativos contábeis e financeiros.

Responsável pelo controle, planejamento e consultoria financeira, a Contabilidade se mantém, mesmo durante a quarentena, como verdadeiro hospital administrativo com profissionais capacitados e comprometidos com a manutenção da saúde financeira das organizações. Sem deixar de observar, claro, as recomendações dos órgãos de saúde e respeitando medidas de prevenção à propagação do vírus.

Desde o início da quarentena no país, o governo anunciou uma série de medidas que afetam das grandes empresas aos microempreendedores. Contadores destacam-se como agentes fundamentais na disseminação, interpretação e prática de novas diretrizes e medidas provisórias.

Muito além de atualização constante e acompanhamento das últimas decisões econômicas, o profissional contábil ajuda no cumprimento de obrigações principais e acessórias de clientes e da administração pública.  Apuram o recolhimento dos tributos, elaboram a folha de pagamento das empresas e ainda fazem orientações de cunho trabalhista, cuja demanda aumentou consideravelmente após a publicação da MP 927/2020, por exemplo, que promoveu alterações na CLT para adequá-la e regular juridicamente à situação econômica.

Neste momento de calamidade pública, para citar algumas ações fundamentais, os contadores foram os responsáveis por explicar as mudanças, elaborar termos aditivos ao contrato de trabalho, fazer acordos de redução de horas e salários, comunicar suspensão de contratos, elaborar férias antecipadas, comunicar aos sindicatos e  ainda será responsável pelo cumprimento das obrigações que condicionam, por exemplo, o parcelamento do FGTS.

As providências são focadas na manutenção das atividades contábeis, porém o contador é um agente importante na própria consultoria e apoio ao cliente neste momento de expectativa de retração da economia e incertezas. Mais que auxílio no contexto atual, os profissionais da contabilidade darão ainda muito suporte a empresários e clientes, visando amenizar os efeitos da pandemia nos negócios.

 

Donício Cruz Antunes

Presidente.



Podemos Ajudar?